Polidrâmnio

07/04/2021

Polidrâmnio

Polidrâmnio é o aumento do volume do líquido amniótico, presente em cerca de 1% de todas as gestações. Na maioria das vezes o polidrâmnio aparece no final do segundo ou no terceiro trimestre.

A medida do maior bolsão de líquido amniótico à ultrassonografia classifica o polidrâmnio em leve, moderado ou acentuado quando este medir entre 8 e 11 cm, 12 e 15 cm, 16 cm ou mais, respectivamente.

Em cerca de 80% das vezes o polidrâmnio é leve e não tem uma causa específica. Dos 20% restantes, cerca de 15% são moderados e 5% acentuados, situações em que habitualmente existe alguma alteração materna ou fetal.

Existem basicamente duas causas de polidrâmnio: déficit de deglutição ou aumento da diurese. O déficit de deglutição pode ser decorrente de uma série de alterações como anencefalia, tumores faciais, obstruções do trato gastrintestinal, dentre outros. Já o aumento da diurese pode ser decorrente de situações como diabete ou uremia materna ou ainda do estado hiperdinâmico fetal decorrente de anemia por exemplo.

A investigação da causa do polidrâmnio envolve a realização de ultrassonografia detalhada, exames laboratoriais para pesquisa de diabete e doenças infecciososas e cariótipo quando há evidência de malformações ou crescimento intrauterino restrito. Deve-se ainda monitorar o comprimento do colo, haja vista a associação do polidrâmnio com prematuridade.

O tratamento, quando necessário, será direcionado de acordo com a causa do polidrâmnio. Nos casos em que não há uma causa específica parece não haver um risco aumentado de recorrência em gestação futura.  

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora